A doença mão-pé-boca é uma enfernidade viral contagiosa que tem como sintomas febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe e erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.
Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infânica, antes dos cinco anos de idade.
O perído de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas sçao leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.
A trsnsmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, espirros, ou então atraves de alimentos e objetos de uso comum contaminados. Os tempos frios são mais propícios para a ocorrência de surtos da doença, já que as crianças constumam ficar mais tempo aglomeradas em um mesmo ambiente.
Não existe vacina contra a doença. Ela regride espontaneamente depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, o tratamento é sintomático.
O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta. É importante oferecer ao paciente muito líquido, de preferência em temperatura baixa, e evitar a ingestão de alimentos muito quentes, ácidos ou condimentados - que podem acentuar as dores na garganta.
Importante também, afastar as pessoas doentes da escola ou do trabalho até o desaparecimento dos sintomas (geralmente 5 a 7 dias após início dos sintomas), lavar superfícies, objetos e brinquedos que possam entrar em contato com secreções e fezes dos indivíduos doentes e descartar adequadamente as fraldas e os lenços de limpeza em latas de lixo fechadas.
Informações extraídas de acordo com a Fonte: http://bvs.saude.gov.br/dicas-em-saude/2739-doenca-mão-pe-boca.