No dia 24 de agosto ocorreu a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social com o objetivo de propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado e eleger delegados para participar da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, a participação de todos foi de extrema importância para reivindicar junto ao poder público melhorias nos benefícios e atendimento na Assistência Social. A palestrante foi a Professora do Serviço Social da UPF Cristina Fiorese.
A Conferência teve como tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” e foi organizada em 5 eixos:
Eixo 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento de desigualdades.
Eixo 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Eixo 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
Eixo 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias socioassistencias e proteção social,
Eixo 5 – Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.